O que é Lecanemab?

O que é Lecanemab?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Lecanemab é um anticorpo monoclonal que consiste na versão humana de um anticorpo de camundongo, mAb158, que reconhece protofibrilas e previne a deposição de beta-amilóide em modelos animais da doença de Alzheimer, sendo um medicamento experimental desenvolvido em conjunto pelas empresas Biogen e Eisai que está atualmente em ensaios clínicos para o tratamento da doença de Alzheimer

A amiloide é uma proteína que se aglomera nos espaços entre os neurônios no cérebro e forma placas bastante características da doença de Alzheimer. O estudo em larga escala envolveu 1.795 voluntários em estágio inicial da doença de Alzheimer. Infusões de lecanemab foram administradas quinzenalmente.

Os resultados, apresentados na conferência Clinical Trials on Alzheimer’s Disease em São Francisco, Estados Unidos, não revelam uma cura milagrosa. A doença continuou a deteriorar as funções cerebrais das pessoas, mas esse declínio foi retardado em cerca de um quarto ao longo dos 18 meses de tratamento.

Os dados já estão sendo avaliados por órgãos reguladores dos EUA, que em breve decidirão se o lecanemab pode ser aprovado para uso mais amplo. Os desenvolvedores da droga, as empresas farmacêuticas Eisai e Biogen, planejam solicitar essa permissão no próximo ano em outros países.

Em julho de 2022, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aceitou um pedido de aprovação acelerada para o lecanemab e concedeu-lhe o status de revisão prioritária. Em setembro de 2022, a Biogen anunciou resultados positivos de um ensaio clínico de fase 3 em andamento.

Apesar de desacelerar o declínio cognitivo em cerca de 27%, lecanemab apresentou sérios efeitos colaterais em alguns pacientes que participaram do estudo experimental da droga. Sendo associada a um tipo perigoso de inchaço cerebral em quase 13% dos pacientes que participaram do estudo.

Alguns pacientes também apresentaram sangramentos no cérebro, com cinco sofrendo macro-hemorragias e 14% sofrendo micro-hemorragias – um sintoma ligado inclusive a duas mortes de pessoas que receberam a droga em um estudo de acompanhamento.

Os estudos continuam em andamento e com base nos seus resultados, teremos ou não avanço para a fase 4 de estudo e aprovação do medicamento, para uso em humanos.

Crédito da imagem: Farmacêuticos do Cerrado

Fonte:

– Lecanemab – november, 02, 2022; Lecanemab databases therapeutics; from Alzforum. https://www.alzforum.org/therapeutics/lecanemab. accesed in 02.11.2022

– Lecanemab. In DRUGBANK.UK [database on the Internet]. 2022, [cited.01 DEZ 2022]. Available from:  https://go.drugbank.com/drugs/DB14580. “This drug entry is a stub and has not been fully annotated. It is scheduled to be annotated soon”. Subscription required to view.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *