O que é o medicamnrto Paxlovid?

O que é o medicamnrto Paxlovid?

Tempo de leitura: 4 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21/11/2022) a venda do Paxlovid® em farmácias do país. De acordo com a agência, o medicamento poderá ser fornecido tanto para farmácias como para hospitais particulares do país.

Nas farmácias, é necessária uma prescrição médica (receita). O Paxlovid®, porém, estará com bula e rotulagem em português de Portugal e em espanhol. O preço base, pelo medicamento, ainda não foi divulgado pela Pfizer, no Brasil.

O remédio deverá ser utilizado somente por adultos e é indicado para o tratamento da Covid naquelas pessoas que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.

O QUE É PAXLOVID?

O Paxlovid® (Nirmatrelvir 150 mg + Ritonavir 100 mg) é um antiviral, classe de medicamentos indicada para o tratamento de infecções causadas por vírus, no caso, o SARS-CoV-2, coronavírus que provoca a Covid-19. 

O Nirmatrelvir é um inibidor peptidomimético da protease do coronavírus, incluindo a prótese SARS-CoV-2, levando a prevenção da replicação viral, uma vez que torna a proteína viral incpaz de processar precursores de poliproteinas.

O Ritonavir não é ativo contra a protease SARS-Cov-2, porém é um medicamento que inibe o metabolismo de nirmatrelvir, medicado pela CYP3A, proporcionando assim concentrações plasmáticas aumentadas de nirmatrelvir.

Observação: Como o nirmatrelvir é coadministrado com rotonavir em baixa dosagem, pode haver o risco de HIV-1 desenvolver resistência aos inibidores de protease do HIV, em pessoas não diagnosticadas e/ou infecção por HIV não controlada.

A ligação a proteínas plasmáticas humanas do Nirmatrelvir é de aproximadamente 69% e de Ritonaviir é de 98-99%. Sua absorção aumenta com a ingestão de alimentos. Sendo dada de 30 min – 1 hora para ser absorvido e 3-6 horas de meia vida. A eliminação se dá por excreção renal e sua biotransformação corre na CYP3A4 e em menor proporção CYP2D6.

É um medicamento que não deve ser administrado em pacientes pediátricos, devido a falta de estudos. Risco na Gravidez: Não há estudos. Não possui contraindicação para pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada.

Medicamentos fortemente indutores hepáticos da CYP3A4 ou inibidores podem alterar o perfil farmacocinético do Paxlovid®.

Contraindicações: O Paxlovid® e contraindicado em pacientes com insuficiência renal grave, insuficiência hepática grave e associado aos seguintes medicamentos:

Antagonista adrenoreceptor alfa: Alfusozina;

Analgésicos: Petidina, Propoxifeno;

Antianginal: Ranolazina;

Anticâncer: Neratimibe, Venetoclax, Apalutimida;

Antiarrítmicos: Amiodadora, Bepridil, Dronedarona, Encainida, Flecainida, Propafenona, Quinidina;

Antibiótico: Ácido Fusidico, Rifampicina;

Antigota: Colchicina;

Anti-histamínico: Astemizol, Terfenadina;

Antipsicótico: Lurasidona, Pimozida, Clozapina, Quetiapina;

Derivados da Ergotamina: Diidroergotamina, Ergonovina, Ergotamina, Metilergonovina;

Motilidade Gastrointestinal: Cisaprida;

Modificadores de lipídios: Lovastatina, Sinvastatina, Lomitapida;

Inibidores PDE5: Avanafil, Verdalafila;

Hipnótico / Sedativo: Clonazepam, Diazepam, Estazolam, Flurazepam, Triazolam, Midazolam;

Anticonvulsivantes: Carbamazepina, Fenobarbital, Fenitoina;

Fitoterápico: Erva de São João.

Reações Adversas que podem ocorrer: alteração do paladar, diarreia, vômitos, cefaleia, hipertensão, mialgia.

Em caso de outros efeitos adversos ocorrerem, entrar em contato com médico responsável, bem como contactar VigMed, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed 

Posologia: A posologia recomendada para Covid-19 é de 300 mg de Nirmatrelvir (2 comprimidos de 150mg) + 100mg de Ritonavir (1 comprimido de 100mg), tomados juntos por via oral, 2x ao dia, durante 5 dias, com início assim que se obtiver resultado positivo para SARS-CoV-2.

Dispensação: O medicamento deve ser dispensado exclusivamente pelo farmacêutico, que deve informar ao usuário que o medicamento é de uso individual e exclusivo ao paciente que passou por avaliação médica e que recebeu a prescrição. Portanto, o Paxlovid® não deve ser utilizado por indivíduos sem a devida avaliação médica. Cumpre ao farmacêutico também realizar as demais orientações quanto à posologia, ao modo de uso e às interações, ou seja, informações quanto ao uso correto do medicamento.

A venda em farmácias deve ser feita sob prescrição médica (Receita Branca de Controle Especial), com dispensação e orientação pelo farmacêutico ao paciente.

crédito da imagem: Vinícius Lôbo

Fonte:

– ANVISA – Paxlovid para venda em farmácias. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-venda-do-medicamento-paxlovid-em-farmacias#:~:text=O%20medicamento%20%C3%A9%20de%20uso%20adulto%2C%20com%20venda%20sob%20prescri%C3%A7%C3%A3o%20m%C3%A9dica.&text=O%20Paxlovid%20%C3%A9%20indicado%20para,a%20forma%20grave%20da%20doen%C3%A7a.

– ANVISA – Paxlovid. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus/medicamentos/paxlovid-nirmatrelvir-ritonavir

– Bula Profissional Paxlovid: Paxlovid™ nirmatrelvir, ritonavir; Wyetch – Grupo Pfizer. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/bulas-e-rotulos/bulas-uso-emergencial/medicamentos/paxlovid-profissional-de-saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *