Saúde masculina- a importância da higiene

Saúde masculina- a importância da higiene

Tempo de leitura: 3 minutos

A higiene íntima masculina é de extrema importância para a saúde do homem, mesmo que muitos homens não levam a sério. Não basta tomar banho todos os dias para estar livre de problemas. A falta de higienização pode causar problemas desde constrangimento no momento de uma relação sexual até o surgimento de doenças ou mesmo do câncer.

É importante ressaltar que, além de infecções, a falta de higiene íntima masculina pode trazer problemas sérios à saúde do homem, como o aumento do risco de surgimento do câncer de pênis. Doença rara, representando apenas 2% dos tumores malignos, podendo levar à amputação do órgão e até ao óbito, caso não seja tratada rapidamente.

O momento do banho exige uma especial atenção. Não é apenas passar o sabonete pelo corpo e acreditar que está tudo resolvido. No momento da higienização íntima, os homens devem puxar o prepúcio (ou seja, a pele que recobre a glande) até que a glande fique completamente visível. Em seguida, deve-se passar água com espuma de sabão ou sabonete na superfície dessa região do corpo para que todo o esmegma (secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas) seja eliminado.

Essa limpeza mais aprofundada na região vai evitar o mau odor, além de ajudar na prevenção de infecções por fungos e bactérias. Após a limpeza da glande, o homem deve fazer também uma higienização atenciosa na região dos testículos, virilha e ânus.

A higienização também é importante após a relação sexual. É importante que o homem realize a higienização do pênis após o ato sexual, com o objetivo de evitar infecções causadas por fungos. A prática ajuda também a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo.

Nos casos em que o homem praticou o ato sexual sem preservativo, a higienização adequada ajudará na eliminação do muco da lubrificação natural da mulher, assim como os resíduos de secreção do esperma após a ejaculação. O mesmo vale para a relação sexual anal.

Contudo, ao contrário do que muitos homens acreditam, uma higiene adequada do pênis e da região anal vai além do apenas enxaguar e ensaboar a região durante o banho.

Existem também outros cuidados que muitos homens não dão importância. Por exemplo:

– Troque de cueca TODOS os dias;
– Sempre lavar as mãos após urinar ou defecar;
– Após urinar, enxugar a ponta do pênis;
– Após defecar, lavar a região anal com água e sabão e na falta deste, usar lenço umedecido, evitando apenas papel higiênico comum;
– Lavar o pênis com água e sabão após a relação sexual;
– Lavar região anal após relação sexual;
– Não deixar sêmen, lubrificantes e outros resíduos retidos internamente, após relação sexual anal.

Crédito da imagem: Secretaria Municipal de saúde – SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *