Você sabe o que é vírus HTLV?

Você sabe o que é vírus HTLV?

Tempo de leitura: 3 minutos

O HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas) é um retrovírus humano oncogênico causador de doença infecciosa, descoberto na década de 80. Esse vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico (LTCD4+), e possui a capacidade de imortaliza-las, fazendo assim com que essas percam sua função de defender nosso organismo, no entanto, o papel desse vírus na oncogênese ainda está para ser estabelecido. 

O vírus HTLV é da mesma família que o HIV, porém não casa o mesmo tipo de infecção e as consequências de sua infecção não tratada, não leva ao surgimento da AIDS.

Esse vírus possui quatro subtipos o HTLV-1 (subtipo que mais causa doenças associadas), o HTLV-2, o HTLV-3 e o HTLV-4. É importante destacar que o HTLV de subtipo 3 e 4 foram relatados em alguns indivíduos na África Subsaariana, aparentemente resultado de infecção zoonótica de primatas locais.

TRANSMISSÃO

As rotas de transmissão do HTLV-1 e HTLV-2 são: 

  • Transmissão vertical (durante a amamentação e raramente durante a gestação); 
  • Relação sexual desprotegida (com parceiro infectado); 
  • Compartilhamento de seringas e agulhas;
  • Manipulação de sangue contaminado;

Uma caraterística importante na transmissão desse vírus é o contato direto de célula para célula, ou seja, é necessário para a transmissão eficiente de HTLV que uma célula infectada para uma nova célula hospedeira através de um mecanismo especializado e altamente organizado, conhecido como a sinapse virológica, em que o vírus subverte a fisiologia normal das células T. 

Para que esse processo aconteça, diferente de outras infecções virais, o tempo de exposição e a quantidade de células infectadas a qual o indivíduo teve contato, é crucial para que aconteça a infecção.

SINAIS E SINTOMAS

A maioria das pessoas portadoras do HTLV não desenvolverá problemas de saúde relacionados à infecção, exceto por questões próprias do organismo do portador ou outras causas de imunossupressão.

As estatísticas indicam que apenas 5% das pessoas infectadas pelo HTLV desenvolvem problemas de saúde relacionados com o vírus, nos subtipos 1 e 2.

O HTLV -1 pode causar uma doença neurológica crônica e grave chamada Paraparesia Espástica Tropical, que pode comprometer o movimento das pernas e o controle da bexiga. Outras doenças pelo HTLV-1 são a leucemia, linfoma de células T, Uveíte, Síndrome de Sicca, Ceratite Intersticial, Síndrome de Sjögren, etc.

O HTLV-2 ainda não tem associação comprovada com doenças específicas. Dessa forma, a realização de exames para identificação do tipo do vírus é essencial para um tratamento adequado.

Alguns sinais podem indicar a presença do HTLV: lesões da pele (vermelhidão excessiva, placas avermelhadas, descamação, coceira,); aumento dos gânglios do pescoço, das axilas, das virilhas (ínguas); inchaço na barriga (por acúmulo de líquidos, aumento do baço e do fígado); anemia, febre persistente e pneumonias de repetição; fraqueza e/ou rigidez dos músculos das pernas.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV ainda é baixo, não há tratamento específico para a infecção. O paciente deve ser acompanhado em serviço de saúde especializado, para diagnosticar e tratar precocemente doenças que podem estar associadas.

Para a prevenção, é indicado o sexo seguro (uso de preservativo) e evitar comportamento de risco, como compartilhamento de materiais perfurocortantes. 

No Brasil, todo doador de sangue faz teste para HTLV, pois o mesmo não deve doar sangue e amamentar. Estes testes foram introduzidos a partir de 1993. Todas as grávidas durante o pré-natal são testadas para o vírus HTLV-1 e HTLV-2.f

Imagem: Ginecologista e Obstetra Sérgio Teixeira Diretor do Hospital Estadual da Mãe. Infografia: Felipe Nadaes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *