Manejo de paciente em dificuldade de deglutição: posso triturar comprimidos e cápsulas?

Manejo de paciente em dificuldade de deglutição: posso triturar comprimidos e cápsulas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Chamamos a dificuldade de engolir substâncias líquidas ou sólidas de disfagia. Além de não conseguir deglutir, no caso, uma pílula, o indivíduo pode sentir náusea pela presença física do comprimido na garganta ou até pelo tamanho dele. Existem dois tipos de disfagia: a orofaríngea (quando há dificuldade de engolir na parte inicial do processo digestivo, ou seja, da garganta à faringe) e a esofágica (quando o problema está na passagem da substância entre o esôfago e o estômago).

Esse problema pode estar presente em pacientes de todas as idades e pode estar associado a traumas e transtornos psicológicos. Para o manejo adequado de pacientes que não possuem doenças de fundo, como Esclerose Múltipla, Miastenia Gavis, Parkinson, acidentes incapacitantes e canceres, é preciso a avaliação de profissional psicológico e/ou psiquiatra. No caso de populações especiais, como as que possuem alguma patologia ou são grupos mais propenso a terem dificuldades em deglutir, como crianças e idosos, seguem dicas abaixo:

Todavia, partir, mastigar, triturar ou dissolver medicamentos pode representar risco à saúde e mau uso do medicamento. Antes de pensar nessa prática, converse sempre com um profissional de saúde adequado (Farmacêutico ou Médico) para orientações e se atente as seguintes informações:

Medicamentos orais são divididos nas seguintes formas:

  1. comprimidos;
  2. cápsula;
  3. pastilhas;
  4. drágeas;
  5. pó para reconstituição;
  6. gotas;
  7. xarope;
  8. elixir;
  9. solução oral;
  10. granulados (preparação extemporânea);
  11. adesivo lingual.

Dentre os que possivelmente poderiam ser partidos, mastigados, triturados ou dissolvidos em água, para facilitar a deglutição, estaria o comprimido, única forma de se enquadraria para essa prática, porém também e preciso entender que, mesmo os comprimidos, estes são divididos em algumas categorias:

  1. comprimido comum;
  2. comprimido efervescente;
  3. comprimido de revestimento entérico;
  4. comprimido sublingual;
  5. comprimido mastigável;
  6. comprimido de liberação lenta/retardada;
  7. comprimido misto.

Antes da manipulação do medicamento em comprimido, atente-se que os medicamentos são projetados pensando no tipo de substância que ele abriga (fármaco princípio ativo), local de absorção, que poder ser boca, estômago, intestino e o tempo da ingestão ao efeito farmacológico, que ele tem.

Sendo assim, as principais dicas de farmacêutico pra essa questão são:

Nunca mastigue, triture ou macere: comprimidos efervescentes, comprimidos com revestimento entérico, comprimidos com liberação lenta ou retardada, comprimido sublingual, comprimido misto, cápsulas, drágeas, pastilhas e comprimidos narcóticos (com tarja preta), pois sua manipulação, poderá gerar inalação acidental.

– Procure informação sobre seu medicamento: medicamentos revestidos são para absorção intestinal e não se solubilizam em água; Cápsulas são para proteger o princípio ativo, do estômago; Drágeas são para evitar absorção e irritação do principio ativo na boca e esôfago; Comprimidos efervescentes e sublinguais podem gerar acidentes e engasgamentos, se triturados; Comprimidos de liberação lenta ou retardada com indicação (comsigaCD, LC,LP,XR,AL)perdemessapropriedadequandovioladosepodemcausairritação,alergia, toxicidade e perda de efeito farmacológico.

– Nem todo comprimido comum dissolve em água: no meio farmacêutico, a criação de uma substância é feita por processos complexos e muitos estudos, para se estabilizar a molécula. Nesses processos, algumas substâncias são formuladas de tal forma que não solubilizam em água, mesmo que ela seja fornecida na forma de comprimido comum. Triturar esses medicamentos pode levar a irritação da mucosa oral e engasgos.

– A regra geral, diz que medicamentos narcóticos (com tarja preta) não devem ser triturados e alguns medicamentos como compostos com 2 ou mais medicamentos em 1 comprimido único, complexo vitamínicos, benzodiazepínicos, medicamentos para basificar o estômago (omeprazol e família), antitrombolíticos e anticoagulantes, metformina, nifedipino, bupropiona, azitromicina, ciprofloxacino, olanzapina, quetipina, paroxetina, tamoxifeno.

Mas como devo proceder em caso de paciente crianças ou idosos com dificuldade de deglutição ou doença incapacitante?

Nesse caso, converse com seu médico ou farmacêutico antes de tomar a decisão de alterar, por conta própria, a forma farmacêutica do seu medicamento. Esses profissionais podem sugerir que:

−  Haja a prescrição de medicamento em forma farmacêutica diferente;

−  Alguns medicamentos podem ser manipulados em casulas menores, diferentes concentrações, diferentes sais ou outra forma farmacêutica para facilitar o uso, oral ou de outra forma;

−  Que acha troca da medicação por uma que o paciente consiga usar, a depender de sua limitação;

−  Quais medicamentos podem ser triturados e a forma correta de o fazer, caso não haja nenhuma outra forma disponível;

−  Medicamento triturado jamais deve ser dissolvido em sucos, chás ou café, para melhorar sua palatabilidade, pois isso pode degradar o princípio ativo.
Os medicamentos triturados, deve ser manipulado com as mãos secas e limpas, em superfície seca e limpa.

−  Para trituração, evite tocar o medicamento com as mãos nuas, cheirar o produto triturado ou expor ele a fonte de luz e calor.

−  A trituração pode ser feita com triturador de comprimidos (Pill Crushert), seguindo as instruções do fabricante. Esses produtos geralmente são internacionais.

−  O processo de trituração pode ser feito também em saco plástico e ou em pilão nunca usados antes.

−  Não deixe desperdiçar farelos ou sobras da trituração em utensílios e estes, após uso devem ser

lavados com água e sabão e secos.

−  Medicamentos triturados costumam não ter boa palatabilidade. Porém nunca misture em sucos, chás, cafés e refrigerante. Esta ação pode degradar a medicação e levar a perda de efeito farmacológico;

−  Se o medicamento pode ser ingerido com alimento, isso quer dizer alimento sólido, como salada de frutas. Não misture a medicação em alimentos quentes ou bebidas geladas. Ingira seu medicamento com água e depois se alimente. Procure sempre tirar dúvidas e pedir informações com o farmacêutico mais próximo.

Fonte:


– CRF-SP, Partição de comprimidos. Disponível em: http://portal.crfsp.org.br/index.php/noticias/2430-particao-de-comprimidos.html – Prescrita Medicamentos,

Conheça os tipos diferentes de medicamentos. Disponível em: https://www.prescrita.com.br/conheca-os- diferentes-tipos-de-medicamentos/

– Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Por que tenho dificuldade de engolir medicamentos. Disponível em: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/por-que-eu-tenho-dificuldade-para-engolir-remedio/

– Hospital Sírio-Libanes, Guia Farmacêutico: Lista de medicamentos que não devem ser macerados. Disponível em: https://guiafarmaceutico.hsl.org.br/apoio-a-prescricao/PublishingImages/administracao-de-medicamentos/administracao-via sonda/Medicamentos%20que%20n%C3%A3o%20podem%20ser%20triturados%20no%20macerador%20Silent%20knight.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *