Vacina Pfizer Baby- Informações

Vacina Pfizer  Baby- Informações

Tempo de leitura: 3 minutos

A Anvisa aprovou em setembro de 2022, a vacina da Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos, chamada no Brasil: Pfizer Baby, identificada com tampa de cor vinho, que vai indicar frascos da vacina para esta faixa etária. NOME ORIGINAL: Comirnaty® Vacina covid-19, Pfizer / Wyetch Industria Farmacêutica.

A formulação da vacina autorizada deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Indivíduos que passarão de 4 anos para 5 anos de idade entre suas doses na série vacinal devem receber sua dose adequada à idade no momento da vacinação e o intervalo entre as doses é determinado pela idade do indivíduo no início da série vacinal.

A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90 °C e -60 °C. Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 °C e 8 °C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original. 

MECANISMO DE AÇÃO
O RNA mensageiro com nucleosídeo modificado em Comirnaty® está formulado em nanopartículas lipídicas, permitindo que o RNA não replicante entre nas células hospedeiras para permitir a expressão transitória do antígeno S do vírus SARS-CoV-2. O mRNA codifica a proteína S integral ligada à membrana, com duas mutações pontuais na hélice central. A mutação destes dois aminoácidos para a prolina bloqueia a proteína S numa conformação pré-fusão antigenicamente preferida. A vacina induz imunidade celular e produção de anticorpos neutralizantes contra o antígeno spike (S), o que pode contribuir para a proteção contra a COVID-19.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Hipersensibilidade e anafilaxia – Foram notificados eventos de anafilaxia. Assim como com todas as vacinas injetáveis. Recomenda-se uma observação atenta durante, pelo menos, 15 minutos após a vacinação, NÃO SENDO RECOMENDADA NOVA VACINAÇÃO EM CASO DE REAÇÕES GRAVES.

– A vacinação deve ser adiada em indivíduos que apresentem doença febril aguda grave ou infeção aguda.

– Cada dose da vacina diluída (0,2 mL) contém: 3 µg de RNA mensageiro (mRNA) de cadeia simples, embebido em nanopartículas lipídicas, com estrutura 5-cap altamente purificado, produzido usando transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do coronavírus 2 vírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) (Original). + *Excipientes: di-hexildecanoato de di-hexilaminobutanol, ditetradecilmetoxipolietilenoglicolacetamida, levoalfafosfatidilcolina distearoila, colesterol, trometamina, cloridrato de trometamina, sacarose, água para injetáveis.

EFEITOS ADVERSOS ESPERADOS
Respostas relacionadas ao estresse associadas ao próprio processo de vacinação: Eles podem incluir tonturas, desmaios, palpitações, aumento da freqüência cardíaca, alterações na pressão arterial, sensação de falta de ar, sensação de formigamento, suor e/ou ansiedade.

As reações adversas mais frequentes em crianças de 6 a 23 meses de idade que receberam qualquer dose da série primária incluíram irritabilidade (>60%), diminuição do apetite (>30%), sensibilidade no local da injeção (>20%), vermelhidão no local da injeção e febre (>10%)

As reações adversas mais frequentes em crianças de 2 a 4 anos de idade que receberam qualquer dose da série primária incluíram dor no local da injeção e fadiga (>40%), vermelhidão no local da injeção e febre (>10%).

crédito da imagem: gov.br/anvisa

Fonte:

– ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/covid-19-anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-para-criancas-entre-6-meses-e-4-anos

– Pfizer. COMIRNATY® (VACINA COVID-19) Bula para Profissionais da saúde. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/bulas/comirnaty (pesquisa em 17/11/2022) link: https://www.pfizer.com.br/sites/default/files/inline-files/Comirnaty_Profissional_de_Saude_47.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *