Cabotegravir – Farmacologia

Cabotegravir – Farmacologia

Tempo de leitura: 10 minutos

O Cabotegravir é um antirretroviral da classe dos inibidores da enzima integrase, que impede a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano. Este medicamento, ganhou registro na ANVISA, no ultimo dia 5 de junho de 2023. O medicamento Apretude® (cabotegravir), nas formas de comprimido e suspensão injetável, possui a indicação de prevenção do contágio pelo vírus HIV, para ser usado em pessoas com mais de 35Kg e mais de 12 anos de idade.

Os inibidores da enzima integrase bloqueiam a ação da integrase, uma enzima viral do HIV -1, que está envolvida na integração do DNA viral no cromossomo hospedeiro. A integração do DNA viral à célula é necessária para a replicação viral. Os inibidores de integrase não são uma cura para o HIV ou a Aids, mas são usados ​​para impedir que o se multiplique.

O primeiro medicamento desta classe foi o Raltegravir, aprovado em 2007 pela FDA. Outros membros dessa classe são: Dolutegravir, Elvitegravir e Cabotegravir.

Inicialmente o Cabotegravir deve ser usado no Brasil como mais uma alternativa para a PrEP – Profilaxia pré-exposição. Sendo assim temos:

  • O comprimido oral é indicado para avaliar a tolerabilidade ao Cabotegravir, isto é, a capacidade do indivíduo de suportar os efeitos do medicamento antes da administração do Cabotegravir injetável, ou como terapia preventiva ao vírus, para aqueles que perderam a dose programada do medicamento injetável.
  • O Cabotegravir injetável deve ser administrado a cada dois meses, funcionando como PrEP, pois demonstrou reduzir o risco de infecção pelo HIV-1 adquirido sexualmente em pessoas.

NÃO CONFUNDA ESTA MEDICAÇÃO COM UMA VACINA

Apesar de o Apretude® representar mais uma estratégia no combate à transmissão do vírus HIV, ele não pode ser considerado uma vacina, pois não ativa o sistema imunológico na produção de anticorpos para combater o vírus e nem impede a transmissão da doença.  

Uma vacina protege por muito tempo ou mesmo pela vida inteira. Já a PrEP funciona de forma diferente, ou seja, a proteção é fornecida pelo bloqueio dos caminhos que o vírus percorre para infectar a célula humana. Assim, se a pessoa abandonar o tratamento, o medicamento deixa de funcionar e de proteger contra o HIV. 

No Brasil, a Anvisa aprovou a condução dos ensaios clínicos, do Cabotegravir como PrEP em quatro centros de pesquisa, localizados nas seguintes instituições: Fundação Faculdade de Medicina MEC MPAS, Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A., Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/Fiocruz. 

O comprimido de cabotegravir é geralmente administrado uma vez por dia, começando pelo menos 28 dias antes de mudar para a combinação injetável.

A injeção de cabotegravir é injetada no músculo da nádega uma vez por mês durante os primeiros 2 meses e depois uma vez a cada 2 meses.

Cabotegravir é uma amida de ácido monocarboxílico obtida pela condensação formal do grupo carboxi de (3S,11aR) -6-hidroxi-3-metil-5,7-dioxo-2,3,5,7,11,11a-hexahidro [1 ácido ,3] oxazolo[3,2-a]pirido[1,2-d]pirazina-8-carboxílico com o grupo amino de 2,4-difluorobenzilamina . Usado (como seu sal de sódio) para tratamento de HIV-1. Tem um papel como um inibidor da integrase do HIV-1. É um difluorobenzeno, uma carboxamida secundária, uma amida de ácido monocarboxílico e um composto orgânico heterotricíclico. 

O comprimido de cabotegravir é geralmente administrado uma vez por dia, começando pelo menos 28 dias antes de mudar para a combinação injetável. A forma injetável e injetada no musculo da nádega uma vez por mês durante os 2 primeiros meses e depois uma vez a cada 2 meses.

No último dia em que se tomar os comprimidos de é que o paciente receberá sua primeira dose injetável desses medicamentos. O comprimido de cabotegravir pode ser tomado com ou sem alimentos.

Se você perder ou planejar perder uma injeção por mais de 7 dias, ligue para seu médico para discutir suas opções de tratamento.

LEMBRE-SE O CABOTEGRAVIR PODE SER USADO COMO PrEP E TAMÉM COM RILPAVIRINA PARA O TRATAMENTO DE QUEM JÁ É HIV+.

Você deve permanecer sob os cuidados de um médico enquanto estiver usando cabotegravir em comprimidos ou na forma injetável. Fique dentro do cronograma para obter o máximo benefício e minimizar o risco de infecção ou resistência viral. 

Se você parar de usar cabotegravir, precisará começar a usar outros medicamentos para o HIV para evitar que sua condição se torne resistente ou que você esteja susceptível a infecção pelo HIV.

O uso desta medicação necessitará exames médicos frequentes. Cabotegravir pode ter efeitos duradouros em seu corpo (até 12 meses após sua última dose). Você ainda pode precisar de exames médicos por um curto período de tempo após parar de usar o cabotegravir.

Assim como qualquer outra medicação comercializada no mundo, o Cabotegravir possui efeitos adversos.

Os efeitos colaterais mais comuns relatados com os comprimidos orais foram dor de cabeça, diarreia, náusea, tontura, infecção do trato respiratório superior, sonolência, fadiga, sonhos anormais e dor abdominal.

Os efeitos colaterais mais comuns relatados com a injeção IM foram reações no local da injeção, diarreia, dor de cabeça, pirexia, fadiga, distúrbios do sono, náusea, tontura, flatulência, dor abdominal, vômito, mialgia, erupção cutânea, diminuição do apetite, sonolência, dor nas costas, e infecção do trato respiratório superior.

Embora nem todos efeitos adversos possíveis possam ocorrer, se ocorrerem, podem necessitar de atenção médica, por isso informe ao médico se:

  • pesadelos frequentes;
  • urina escura;
  • dificuldade em respirar ou engolir;
  • apatia sem patologia de fundo;
  • taquicardia;
  • depressão;
  • irritabilidade;
  • perda de apetite;
  • perda de libido e/ou prazer;
  • náusea e vômito por mais de 7 dias;
  • erupção cutânea ou vermelhidão;
  • inchaço da face, garganta ou língua;
  • pensamentos de se machucar;
  • problemas para dormir;
  • olhos ou pele amarela;

Sendo o Apretude® é um medicamento de prescrição usado para PrEP de HIV-1 para reduzir o risco de contrair infecção por HIV-1 em adultos e adolescentes que pesam pelo menos 35 kg e com mais de 12 anos de idade. Tenha as informações a seguir, em mente antes de iniciar o tratamento de profilaxia:

Antes tomar o cabotegravir para reduzir o risco de contrair HIV-1:

– Você deve ser HIV-1 negativo para iniciar o Apretude®. Você deve fazer o teste para ter certeza de que não está infectado pelo HIV-1.

– Não receba Apretude® para HIV-1 PrEP, a menos que seja confirmado que você é HIV-1 negativo.

– Alguns testes de HIV-1 podem perder a infecção por HIV-1 em uma pessoa que foi infectada recentemente. Se você tiver sintomas semelhantes aos da gripe, pode ter sido infectado recentemente pelo HIV-1. Informe o seu médico se você teve uma doença semelhante à gripe no último mês antes de iniciar a medicação ou a qualquer momento enquanto estiver recebendo o cabotegravir. Os sintomas de uma nova infecção por HIV-1 incluem:

  • cansaço;
  • dores articulares ou musculares;
  • dor de garganta;
  • irritação na pele;
  • gânglios linfáticos aumentados no pescoço ou na virilha;
  • febre;
  • dor de cabeça;
  • vômito ou diarreia;
  • suor noturno;

Enquanto você estiver usando a PrEP:

  • Apretude® não previne outras infecções sexualmente transmissíveis – IST’s. Pratique sexo seguro usando um preservativo.
  • Você deve permanecer HIV-1 negativo para continuar recebendo a PrEP.
  • Conheça o status de HIV de seus parceiros.
  • Pergunte aos seus parceiros com HIV se eles estão tomando medicamentos anti-HIV e se têm uma carga viral indetectável. 
  • Faça o teste de HIV-1 com cada injeção de Apretude® ou quando seu médico lhe disser. Você não deve perder nenhum teste de HIV-1. 
  • Faça o teste para outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia e gonorreia. Essas infecções tornam mais fácil para o HIV-1 infectar você mesmo em uso da medicação.
  • Se você se tornar HIV-1 positivo, precisará tomar outros medicamentos para tratar o HIV-1. O Cabotegravir precisa estar em combinação para ser eficaz no tratamento do HIV.

Muitas drogas podem interagir com o Apretude® e causar efeitos perigosos. Algumas das interações conhecidas são:

Antibióticos – Rifabutina, Rifampicina, Rifapentina;

Anticonvulsivantes – Carbamazepina, Oxcarbazepina, Fenobarbital, Fenitoína;

Antiácidos – Hidroxido de alumínio, magnésio, Bicarbonato de sódio, Carbonato de sódio e derivados alcalinos;

Em casos de erupções cutâneas, coriza, edema da glote, dificuldade de respirar e irritação ocular, procure o médico, você pode ter alergia a fórmula do medicamento.

Créditos das imagens:

Farmacêuticos do Cerrado

Apretude. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 15 jun 2023]. Available from:Apretude 600 mg/3 mL (200 mg/mL) injection Images – Pill Identifier

FONTE:

Ministério da Saúde do Brasil. Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV, disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-aprovou-um-novo-medicamento-para-a-profilaxia-do-hiv#:~:text=O%20cabotegravir%20%C3%A9%20um%20antirretroviral,capacidade%20de%20infectar%20novas%20c%C3%A9lulas.

– Cabotegravir. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 13 jun 2023]. Available from: https://www.drugs.com/mtm/cabotegravir.html

The Brazilian Jounal of infectious Diseases – BJID; A era dos inibidores da integrase: o novo padrão ouro para terapia antirretroviral; Carlos Brites, Abril de 1016. disponível em:
https://www.bjid.org.br//en-a-era-dos-inibidores-da-articulo-X2177511716525140

Cooper D, Gatell J, Rockstroh J, et al. Results of BENCHMRK-1, a phase III study evaluating the efficacy and safety of MK-0518, a novel HIV-1 integrase inhibitor, in patients with triple-class resistant virus. Abstract 105aLB, 14th CROI 2007, Los Angeles.

DeJesus E, Berger D, Markowitz M, et al. Antiviral activity, pharmacokinetics, and dose response of the HIV-1 integrase inhibitor GS-9137 (JTK-303) in treatment-naive and treatment-experienced patients. J AIDS 2006, 43:1-5. PMID 16936557

 Cabotegravir. In PubChem [database]. 2023, [cited. 15 jun 2023]. Available from: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Cabotegravir#section=Information-Sources

– Cabotegravir. DrugBankUK [database on the Internet]. 2023, [cited. 15 jun 2023]. Creative Common’s Attribution NonCommercial 4.0 International License  

(http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode) https://www.drugbank.ca/legal/terms_of_use Available from: https://www.drugbank.ca/drugs/DB11751

– Cabotegravir. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 15 jun 2023]. Available from: https://www.drugs.com/sfx/cabotegravir-side-effects.html

–  Cabotegravir. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 15 jun 2023]. Available from: https://www.drugs.com/mtm/cabotegravir.html

– Cabotegravir. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 16 jun 2023]. Available from: https://www.drugs.com/apretude.html

–  Cabotegravir. In DRUG INTERACTION [database on the Internet]. 2023, [cited. 16 jun 2023]. Available from: https://www.drugs.com/drug-interactions/cabotegravir-index.html?filter=3

– Cabotegravir. DrugBankUK [database on the Internet]. 2023, [cited. 16 jun 2023]. Creative Common’s Attribution NonCommercial 4.0 International License  

(http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode) https://www.drugbank.ca/legal/terms_of_use Available from: https://www.drugbank.ca/drugs/DB11751

– GSK-1265744 – https://comptox.epa.gov/dashboard/DTXSID50146982

CompTox Chemicals Dashboard Chemical Lists https://comptox.epa.gov/dashboard/chemical-lists/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *