Informativo: finalmente vacina 9- Valente contra HPV é lançada no Brasil

Informativo: finalmente vacina 9- Valente contra HPV é lançada no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

A Infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. O HPV pode causar verrugas cutâneas, verrugas genitais ou certos tipos de câncer, dependendo do tipo de HPV. 

Ter HPV não significa ser promiscuo, significa que ainda vivemos baixa cobertura vacinal – Farmacêuticos do Cerrado.

Inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas deve-se ficar atento aos sintomas quando a imunidade do infectado fica baixa, com a aparição de lesões semelhantes a verrugas. Além disso, a longo prazo, o vírus é responsável pela causa de diferentes tipos de cânceres, tal qual o de colo de útero e de pênis, como também os de garganta e tumores na boca.

Há vacinas disponíveis para proteger contra muitas das cepas do HPV que podem causar verrugas genitais e câncer. Entretanto, o uso da vacina contra o HPV não elimina a necessidade de testes de Papanicolau contínuos de rastreamento, pois algumas neoplasias de colo de útero são causadas por tipos de HPV não incluídos na vacina.

Todos os seis tipos de imunizantes, ainda que possuam variações nas formulações, protegem contra os dois tipos de HPV que mais causam câncer de colo de útero, sendo esse o principal tipo de aparecimento nos infectados (70% dos casos). 

Estudo apresentados pela MSD Brasil mostraram um aumento de 20% de proteção contra o câncer de colo de útero com o novo imunizante, chegando a 90%.

A vacina 9-valente da farmacêutica MSD (Gardasil®9) que protege contra o HPV tipos 6 e 11 (que causam> 90% das verrugas genitais visíveis), tipos 16 e 18 (que causam cerca de 70% dos cânceres cervicais e 90% dos cânceres anais) e tipos 31, 33, 45, 52 e 58 (que juntos causam 10 a 20% dos cânceres cervicais.

A dose chega ao Brasil na faixa de R$800 a R$950, sendo o aconselhável para adultos três aplicações, com intervalo de 2 meses para segunda dose e 6 meses para a terceira, esta que inicialmente não será incluída no SUS, que atualmente trabalha com a vacina quadrivalente (HPV4) que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, muito importante para HSH (Homens que fazem sexo com homens).

As contraindicações para a vacina contra HPV são:

  • Reação alérgica grave (p. ex., anafilaxia) após a dose anterior ou a um componente da vacina;
  • Gestação.

Embora as vacinas contra o HPV não sejam recomendadas para gestantes, testes de gestação não são necessários antes da vacinação. Se a gestação for diagnosticada depois de a série vacinal ter sido iniciada, nenhuma intervenção é necessária, mas as doses restantes da série devem ser adiadas até a gestação chegar a termo.

A principal precaução com a vacina contra HPV é doença moderada ou aguda grave com ou sem febre.


Fonte: Merck & Co, – MSD Manuals – Versão para profissionais de Saúde

Link bula vacina:

https://saude.msd.com.br/wp-content/uploads/sites/91/2023/01/gardasi_9_bula_pro.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *