Dicas de Farmacêutico: Engov e algumas interações medicamentosas

Dicas de  Farmacêutico: Engov e  algumas interações medicamentosas

Tempo de leitura: 2 minutos

Engov® é uma associação medicamentosa composta pelos princípios ativos maleato de mepiramina, cafeína, ácido acetilsalicílico (AAS) e hidróxido de alumínio é utilizada para alívio de dor de cabeça, prevenção e tratamento da ressaca, enxaqueca e enjoo após ingestão de álcool.

Sua bula profissional, registrada junto a ANVISA, traz a indicação:
“É indicado para o alívio de cefaleias e como anti-histamínico, no alívio de sintomas de alergia. Esse medicamento é composto por hidróxido de alumínio que confere ação antiácida, ácido acetilsalicílico como analgésico, maleato de mepiramina, que apresenta atividade anti-histamínica e antiemética e a cafeína, um estimulante suave do SNC que associado à analgésicos auxilia no alívio da dor.”

Esse medicamento é composto por hidróxido de alumínio com ação antiácida, ácido acetilsalicílico, com propriedades analgésicas, maleato de mepiramina, que apresenta atividade anti-histamínica e antiemética e a cafeína, um estimulante suave do SNC que associado à analgésicos auxilia no alívio da dor, em combinação prometem prevenir e aliviar os sintomas da ressaca após ingestão de álcool.

O tempo de início da ação deste medicamento varia conforme o histórico de cada paciente. podendo ser utilizado antes ou após a ingestão moderada de álcool.

Sua bula profissional também contém como contraindicação o uso em pacientes com histórico de alcoolismo, uma vez que ingestão severa e crônica de álcool, impedem a ações desta medicação, bem como pode estimular o surgimento de novos problemas de saúde.

É um medicamento contraindicado por menores de 12 anos de idade e no primeiro trimestre de gravidez. Gravidez – Categoria de risco C, a amamentação só deverá ocorrer após 48 horas do uso de ENGOV®. Pacientes com problemas renais também não devem fazer uso da medicação.

Atenção:
Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Não ingerir mais que 4 comprimidos ao dia.

Seus efeitos adversos comuns são: Enjoo, vômito, cefaleia, insônia, dor estomacal, diarreia, vertigem, zumbido no ouvido e aceleramento cardíaco.

Fonte e Crédito da imagem endereços eletrônicos da figura


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *