Perfil Farmacêutico em 2020

Tempo de leitura: 4 minutos

Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho é graduada em Farmácia-Bioquímica e possui mestrado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília UnB. Foi professora do Senac, Universidade de Brasília- UnB e Uniceub. Foi membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, foi membro da Comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP/MEC para a construção do Documento Orientador para subsidiar os avaliadores nos processos de avaliação in loco referente aos Cursos de Farmácia. Como pesquisadora orientou projetos de iniciação científica (PIBIC), além de possuir trabalhos publicados relacionados com doenças parasitárias. Foi membro da Comissão julgadora do Prêmio Jayme Torres do Conselho Federal de Farmácia em 2008, Recebeu Outorga de Honra ao Mérito Farmacêutico pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal em 2009. Foi premiada na XX Reunião de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas e Leishmanioses realizada em Uberaba-MG no ano de 2010, recebeu a Láurea João Florentino Moretto, pela Academia Nacional de Farmácia em 2016, em 2017 recebeu a Menção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2019 recebeu a Outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Conselho Federal de Farmácia.  Atualmente é Conselheira Federal suplente pelo Conselho Federal de Farmácia, Membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia- CAEF, Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Cenarium Pharmacêutico, Coordenadora do Curso de Farmácia e Coordenadora das Pós Graduações do Centro Universitário Unieuro e membro do Conselho Universitário do Unieuro.

Nessa entrevista ela irá nos dar um panorama sobre o estudante de Farmácia e a profissão nos tempos atuais.

O Campo de atuação do Farmacêutico vai muito além de um balcão de Farmácia, diversificando entre mais de 10 linhas de atuação e 135 especialidades farmacêuticas.

Desde alimentos; análises clínicas; educação; manipulação; drogaria; estética, farmácia hospitalar, clínica e industrial; gestão; práticas integrativas como homeopatia, fitoterapia, aromaterapia, iridologia, acupuntura, dentre outras; saúde pública, perícia criminal, concursos públicos e diversas outras áreas.

O mercado de trabalho para o Farmacêutico é bem amplo e com alta empregabilidade. Por determinação legal, no âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei, o que aumenta ainda mais a empregabilidade na área.

Acompanhando essa expansão ressalta-se sua participação em áreas bastante promissoras como: Estética, Ozonioterapia, Consultórios Farmacêuticos, Unidades de terapia Intensiva, Gestão, Cuidado Farmacêutico, Tecnologia e Inovação.

Para Cursar Farmácia o estudante deve gostar de matérias como Química e Biologia que o irão acompanhar ao longo do curso, além é claro de outras disciplinas mais específicas que o capacitarão a atuar em três grandes áreas: Cuidado em Saúde, Inovação e Tecnologia e Gestão em saúde.

Além disso, deverá também ter algumas características que o tornarão um diferencial no mercado de trabalho sendo capaz de:

i) trabalhar em equipe,

ii) tomar decisões,

iii) ser comunicador,

iv) ser líder,

v) ser gerente em todos os níveis,

vi) buscar sempre educação continuada

vii) ser um educador. 

Ao longo do curso, fará dependendo da Instituição de Ensino que escolher, estágios curriculares obrigatórios, em diversos cenários de práticas relacionados a fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica; análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento, bem como, estágios em locais com especificidades institucionais e regionais. Também, passará por cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) nos diversos níveis de complexidade.

Durante sua formação será estimulado a buscar sempre a realização de atividades complementares, incluindo aí a participação em eventos, congressos, cursos, extensões, iniciações científicas, estágios extra curriculares para que tenha um currículo forte e diferenciado, o preparando para o mundo do trabalho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *