Curiosidades sobre o HIV

Curiosidades sobre o HIV

Tempo de leitura: 3 minutos

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Caso não seja tratado, o paciente infectado pode desenvolver a AIDS.

Veja algumas curiosidades sobre o HIV.

  1. A primeira pessoa com HIV registrada no mundo, foi a médica e pesquisadora dinamarquesa Margrethe P. Rask, que faleceu em 12 de dezembro de 1977 de AIDS.
  2. Os primeiros casos identificados como AIDS foram registrados a partir de 1977 nos Estados Unidos, Haiti e África Central.
  3. O primeiro caso de HIV no Brasil foi registrado na cidade de São Paulo, em 1980. Porém, foram necessários ainda mais 2 anos para que o diagnóstico fosse classificado como AIDS.
  4. O HIV é mais facilmente transmitido do homem para a mulher durante a relação sexual do que vice- versa. Sexo anal aumenta a chance de transmissão, devido ao aumento do atrito.
  5. Homens circuncidados possuem menor chance de contrair o HIV, assim como o homem na posição ativa possui menor chance de contágio que o homem na posição de passivo, devido a maior queratinização da glande peniana e o não recebimento de sêmen em cavidades internas.
  6. A sífilis é mais transmissível que o HIV. Uma pessoa com sífilis pode se infectar com HIV mais facilmente devido a baixa de células de defesa e as suas lesões indolores que podem ser porta de entrada para o HIV.
  7. I=; Indetectável = Intransmissível; uma pessoa com carga viral indetectável não transmite o vírus HIV pelo sexo. Lembrando que uma pessoa com carga viral indetectável não tem o vírus HIV em quantidades passiveis de infecção no sangue e/ou sêmen, mas o vírus continua outras partes do corpo.
  8. Com tratamento correto, geralmente, o paciente atinge carga viral indetectável em 6 meses.
  9. Estatisticamente, pessoas com HIV que se tratam corretamente ao longo da vida, vivem em média 1 a 2 anos a mais que a média de vida no Brasil, porque estes fazem acompanhamento periódico constante e conseguem identificar problemas de saúde graves, mais precocemente que a população normal.
  10. A infecção por HIV é considerada uma doença crônica atualmente.
  11. Nos últimos 10 anos, a infecção por HIV em idosos: HSH (Homens que fazem sexo com homens), Gays, Heterossexuais aumentou em 4 vezes, tendo seu crescimento exponencial observado durante a pandemia de Covid-19, no Brasil.
  12. Supressão Viral Sustentada ocorre quando o portador do HIV passa um longo período de tempo com carga viral indetectável (2 anos em média), sustentando assim a baixíssima multiplicação viral em seu organismo e supondo o estado de inatividade viral. Acontece em tratamentos bem-sucedidos e implica e remotas chances de adoecimento grave ou oportunista.
  13. É possível tratar o HIV identificado precocemente com 2 ou 3 comprimidos a dia.

crédito da imagem: Ministério da Saúde

Sites com informações úteis e confiáveis sobre o HIV/Aids

  • – Ministério da Saúde https://www.gov.br/aids/pt-br
  • – Unaids https://unaids.org.br/
  • – Biblioteca Nacional de Saúde https://bvsms.saude.gov.br/hiv-e-aids/
  • -OPAS/OMS https://www.paho.org/pt/topicos/hivaids
  • – Centro de Controle de doenças e Prevenção – CDC EUA https://www.cdc.gov/hiv/default.html
  • – Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças – ECDC https://www.ecdc.europa.eu/en/hiv-infection-and-aids

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *