Tempo de leitura: 3 minutos
Com o aumento progressivo de casos de Dengue em todo o Brasil, a procura por testes de detecção de Dengue só aumenta e com esse aumento surgem as dúvidas sobre qual exame realizar e quando o realizar, uma vez que existem, disponíveis no pais, diferentes testes para a Dengue.
Vejam os fatos:
TESTE DE ANTICORPOS IgM e IgG
Também chamado de exame de sorologia para dengue. É feito por meio de coleta de sangue por punção venosa. Possui alta eficácia para identificar a doença na fase aguda ou após a cura do indivíduo.
IgM – O exame detecta 80% dos pacientes com 5 dias de doença, 93% dos enfermos de 6 a 10 dias e 99% dos que estão contaminados entre 10 e 20 dias.
IgG – Começa a surgir no fim da fase aguda da doença. Assim, ele é mais indicado para o diagnóstico de uma infecção passada.
Indicado: 5º – 10º dia de infecção.
(rt-PCR) – TESTE MOLECULAR
O teste de Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (rt-PCR) é capaz de identificar o RNA viral presente na amostra de sangue ou outro fluido corporal do paciente, proporcionando um diagnóstico de alta precisão, durante os estágios iniciais da infecção.
A recomendação é que esse teste seja realizado entre 2 e 7 dias após as manifestações dos primeiros sintomas relacionados à Dengue e identificar qual é o sorotipo viral.
Indicado: 2º – 7º dia de infecção.
TESTE RÁPIDO PARA DENGUE – NS1
O teste rápido acusa a presença do antígeno NS1, uma proteína produzida pelo vírus da dengue durante a fase aguda da infecção. A grande vantagem desse método de diagnóstico é a agilidade, trazendo o resultado em torno de 2 horas.
O antígeno NS1 é capaz de ser detectado logo após o 1º dia da infecção, tornando o teste rápido ideal para pacientes que estejam com até 5 dias de sintoma da doença.
A eficácia do exame é bastante alta, sendo de até 95%, um pouco menor se comparada ao exame molecular rt-PCR.
Indicado: 1º – 5º dia de infecção.
QUANDO DEVO REALIZAR O TESTE PARA DENGUE?
Recomenda-se que toda pessoa que esteja com sintomas de Dengue busquem atendimento médico para, a partir da avaliação do profissional, ser orientado a realizar algum teste de Dengue.
Os sintomas mais comuns de Dengue são:
- Febre alta (acima de 38°C);
- Dor atrás dos olhos;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor de cabeça;
- Falta de apetite;
- Mal-estar;
- Manchas vermelhas pelo corpo.
A escolha do método de diagnóstico da dengue depende, principalmente, do tempo de manifestação dos sintomas.
créditos da imagem: Vinícius Lôbo/ Farmacêuticos do Cerrado
Referências:
– Barros LPS, Igawa SES, Jocundo SY, Brito Junior LC. Análise crítica dos achados hematológicos e sorológicos de pacientes com suspeita de Dengue. Rev Bras Hematol Hemoter [Internet]. 2008Sep;30(5):363–6. Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-84842008000500007
– Hermes Pardini, Medicina e Saúde. Testes para Dengue. Disponível em: https://www.hermespardini.com.br/blog/?p=1742#:~:text=relacionados%20%C3%A0%20dengue.-,Teste%20de%20NS1%20%E2%80%93%20teste%20r%C3%A1pido,em%20torno%20de%202%20horas.
– DOMINGUES, Raissa et al. Revisão sistemática de testes rápidos para diagnóstico de dengue. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE PESQUISAS APLICADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE., 1., 2015, Brasília. Anais […]. Brasília: Fiocruz Brasília, 2015. 19 p. Apresentação de slides e Resumo.
– DNA Consult. PCR para Dengue. Disponível em: https://www.dnaconsult.com.br/post/como-o-exame-de-pcr-para-dengue-pode-ajudar-a-reduzir-os-riscos-de-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica#:~:text=A%20PCR%20para%20dengue%20pode,outras%20estrat%C3%A9gias%20de%20sa%C3%BAde%20p%C3%BAblica.