Trajetória de uma farmacêutica magistral

Trajetória de uma farmacêutica magistral

Tempo de leitura: 2 minutos

Alinda Araujo, tem 36 anos, é Farmacêutica Generalista, pós graduada em Farmacologia Clínica pela PUC-Goiás, e em Saúde Estética pela Fundação Oswaldo Cruz, sócia da farmácia de manipulação PHARMAPELE em Luziânia, servidora pública na SES-DF, professora, e mamãe da Eduarda (10 anos) e do Matheus (5 anos). 

Ainda na faculdade, tive contato com comércio, estratégias de vendas, metas, trabalho em equipe, quando trabalhei em uma loja própria da VIVO como atendente, auxiliar de gerência e gerente de loja. Naquele trabalho surgiu a paixão pelo comercial, e comecei a entender como é bom impactar vidas através do meu trabalho.  

Meu estágio final da faculdade foi em uma farmácia de manipulação que me encantou não só pela atuação farmacêutica, mas também pela personalização, na possibilidade de cuidar individualmente de cada pessoa. Outro encantamento foi pela cadeia produtiva, e pela quantidade de pessoas envolvidas…são muitas famílias impactadas por uma empresa.

Após 1 ano de formada, tive a oportunidade de abrir minha própria farmácia de manipulação que na época chamava EFICÁCIA. Não foi fácil, tive muitas dificuldades. Afinal de contas, a faculdade não me deu embasamento administrativo, financeiro, contábil. Mas a paixão me moveu a estudar e procurar conhecimento contínuo. 

Existe uma diferença entre ser empresária e empreendedora; e eu demorei alguns anos para conseguir distinguir e me tornar mais estratégica e menos operacional. Em 2019, fiz uma fusão com a franquia Pharmapele, e isso me ajudou muito no empoderamento profissional. 

No meio da trajetória no setor privado, em 2011, passei no concurso público da Secretaria de Saúde do DF. Fiquei imensamente feliz, até mesmo porque senti como um reconhecimento de todo estudo e dedicação que sempre tive desde o ensino fundamental. Atualmente, trabalho 20 horas semanais como servidora pública.

A docência sempre me encantou e estar rodeada de pessoas para compartilhar conhecimento também. E assim, tenho recebido alguns convites e dado aulas em cursos de pós graduação em estética, além de alguns cursos livres na área.

Quando me pedem pra enviar uma mensagem para farmacêuticos recém formados ou acadêmicos, sempre digo que se houver amor, não desistam. Não é fácil empreender no Brasil, não é fácil ser empresária, mas é super prazeroso, ainda mais quando olho minha trajetória e vejo que tudo foi feito com ética, com muito estudo, com muita dedicação. Não é preciso deixar de ser ciência pra ser rentável, e nem deixar de ser ético pra ter sucesso. 

Alinda Araujo

@alindaaraujo

@pharmapeleluziania

1 comentário


  1. A melhor farmacêutica que conheço. Atenciosa, dedicada, empreendedora e muito inteligente. Essas são algumas das suas inúmeras qualidades! Deus continue abençoando seu caminho. Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *