Quer saber como ser aprovada (o) em concurso na área farmacêutica? Confira algumas importantes dicas

Quer saber como ser aprovada (o) em concurso na área farmacêutica? Confira algumas importantes dicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Franciele Goular é graduada em Farmácia pela UFMG, pós graduada em Engenharia e Gestão Industrial pelo IETEC e Técnica em Administração pelo SEBRAE. Trabalha como Farmacêutica na Rede Angeloni e tem experiência na área de produção farmacêutica de medicamentos estéreis e não-estéreis, gestão de equipes e gestão da linha de produção. Foi recentemente aprovada em um concurso da prefeitura de Tiradentes- MG e nessa entrevista está compartilhando conosco algumas valiosas dicas que a ajudaram na conquista do tão sonhado emprego público.

1- Quanto tempo você você estudou para passar e quantas horas por dia?

Estudava de 6 a 8 horas por dia, durante 30 dias.

2- Quais material você estudava ( áudio, pdf, livros ?)

A maior parte era por vídeoaulas e para alguns conteúdos utilizei pdf.

3- Quais foram as maiores dificuldades no seu processo de estudo?
Concentração e fazer render, no início eu achava que não estava saindo lugar e o edital parecia enorme.

4- Quais os maiores aprendizados no seu processo de estudo?
Gestão do tempo de estudo e fazer um cronograma específico são os 2 pontos cruciais que eu aprendi a controlar/ planejar.

5-  Quais diferença entre estudar para residência e para concursos no geral?
A residência o foco é outro, conteúdo mais aprofundado. Já os concursos cada tipo tem uma peculiaridade, por exemplo: um concurso militar possui enfoque totalmente diferente do que um concurso para prefeitura. Até mesmo o de prefeitura pode ter variações de acordo com a banca organizadora.

6- Você pretende continuar estudando para mais concursos?
Sim. Sempre gostei de estudar e apesar de estar feliz profissionalmente, alguns concursos específicos me brilham os olhos. Por conta do trabalho, meu ritmo é outro hoje, mas o “não parar de estudar ” me deixa feliz porque não tenho nada a perder, pelo contrário, conhecimento é sempre bem vindo.

7- Qual maior investimento financeiro que vc fez para conseguir a aprovação?
Fiz assinatura em curso preparatório (Gran cursos) e fiz mentoria (Pollyana Lyra). A mentoria foi fundamental porque me guiou dentro do preparatório.

8- Quais dicas você nos dá para como saber lidar com o desânimo, cobrança pessoal e externa durante o processo de estudo?
Rastrear o motivo é o primeiro passo para buscar solução. Se houver desânimo, lembre-se do seu foco, onde desejar estar. Conciliar atividades físicas e meditação também ajudam muito.

9-  Quais são suas dicas de como lidar com as reprovações em concursos?
Sempre tive consciência da reprovação, pois ela é o resultado mais comum, eu mesma não acreditava que seria aprovada com tão pouco tempo de dedicação para um concurso com uma vaga. Tenha sempre em mente: a reprovação você já tem, o que está fazendo de diferente para buscar a aprovação? Isso pode trazer mais confiança pra ti.

10- Como conciliar (se for seu caso ) algumas das situações: estudos e família, estudos e trabalho, estudos e amigos?
– estudos e família ( filhos, esposo) : não sou casada e não tenho filhos.
– estudos e trabalho: estava no último mês do seguro desemprego, então possuía dedicação exclusiva aos estudos.
– estudos e amigos: isso foi facilitado com a pandemia, pois não participei de eventos ou reuniões se amigos durante esse momento.

11- Qual mensagem final você gostaria de deixar aos concurseiros farmacêuticos?
A rotina deve ser planejada, ter um cronograma de estudos é essencial, pois só assim é possível visualizar quando e porque seu rendimento foi baixo. Tenha essa organizada somada ao foco de onde deseja chegar… chegará longe com certeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *