Tempo de leitura: 5 minutos
A PrEP – Profilaxia Pre-Exposição é um medicamento antirretroviral prescrito, composto de (Tenofovir + Entricitabina) que você pode obter em CTA/SAE ou clínica especializada, a depender do município. Essa medicação somente protegerá o usuário contra a infecção ao HIV, sendo recomendado o uso de preservativo, gel lubrificante e testagem regular para a proteção contra as demais Infecções Sexualmente transmissíveis – ISTs.
A PrEP atualmente fornecida no Brasil, via Sistema Único de Saúde – SUS, vem em comprimidos. Dependendo da regularidade e do tipo de sexo que você prática, você pode tomá-los de duas maneiras diferentes: todos os dias ou quando precisar (sob demanda).
PrEP de uso diário
Tomar PrEP diariamente oferece proteção para sexo vaginal e anal, além de facilitar o controle da medicação em uso e acostumar órgãos como rins e fígado, a presença do retroviral no organismo.
Esse uso diário requer a toma de 1 comprimido todos os dias, aproximadamente no mesmo horário, sendo necessário que o usuário espere 7 dias após começar o seu uso, antes de fazer sexo.
Casos em que a pessoa possa vomitar dentro de 1 hora após tomar a PrEP, são passíveis de tomar outra medicação assim que possível, para garantir a proteção.
Se você toma PrEP todos os dias e perder sua dose, você ainda pode tomá-la, desde que seja dentro de 12 horas de quando você deveria tomá-la. Se for mais de 12 horas, você terá que perder essa dose e tomar a próxima no horário habitual.
É importante não perder sua dose, mas se isso acontecer, está tudo bem. No entanto, para proteção total, você deve ter tomado pelo menos 6 doses diárias na semana passada.
Evite triturar ou macerar a PrEP, por se tratar de um comprimido revestido.
PrEP Sob Demanda
E muito importante ter em mente que usar a PrEP sob demanda, dará proteção contra o HIV durante o sexo anal. A PrEP sob demanda não é recomendada para sexo vaginal/frontal.
Não use dosagem sob demanda se você tem hepatite B porque a PrEP pode afetar o vírus da hepatite B. Iniciar e interromper a PrEP pode tornar o vírus mais ativo e isso pode levar à inflamação hepática.
Se você quiser tomar PrEP sob demanda, siga estas etapas:
- tomar 2 comprimidos entre 2 e 24 horas antes de fazer sexo anal
- tomar 1 comprimido 24 horas depois
- tome 1 comprimido 24 horas depois disso
Se você continuar fazendo sexo por um período de tempo, continue tomando 1 comprimido a cada 24 horas até ficar 2 dias sem fazer sexo.
Ambas as formas, se tomadas corretamente são eficazes contra a infecção pelo HIV.
A PrEP sob demanda é indicada para os seguintes grupos de pessoas:
- Homens cis, mulheres trans, travestis e outras pessoas com pênis como órgão genital ao nascer;
- Que consideram a PrEP sob demanda mais conveniente;
- Que tenham relações sexuais com frequência menor que 2x por semana, habitualmente;
- Que se sinta capaz de iniciar o esquema com pelo menos 2 horas de antecedência a uma relação sexual ou que possa atrasar o ato por este período.
Sendo assim, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a PrEP sob demanda não é indicada para os seguintes grupos:
- Mulheres cis, homens trans e outras pessoas com vagina como órgão de nascimento.
- Qualquer pessoa em uso de hormônios a base de estradiol
- Pacientes com infecção crônica por Hepatite B, quando a avaliação médica individualizada não indicar o uso.
A PrEP pode ser usada em qualquer horário, incluindo após refeições. Ela não deve ser tomada em conjunto com outras medicações, sem o conhecimento médico e a orientação farmacêutica.
Evite ingerir o comprimido com líquidos como bebidas alcoólicas, shakes, chás e sucos, pois este medicamento se trata de um antirretroviral e a mistura pode levar a efeitos adversos desconhecidos.
Ao se tornar um usuário da PrEP você pode levar uma vida normal, beber e se alimentar da forma que desejar, reservando e respeitando o horário de toma da medicação.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde- São Paulo
crédito imagem capa artigo: Vinicius Lobo
REFERÊNCIAS:
1 – BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pré-exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. ISBN 978-65-5993-280. Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/pcdts/2017/hiv-aids/pcdt-prep-versao-eletronica-22_09_2022.pdf/view. Acesso em: 2 set. 2024.
2 – NHS. How and when to take Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP). 10 mar. 2023. Disponível em: https://www.nhs.uk/medicines/pre-exposure-prophylaxis-prep/how-and-when-to-take-pre-exposure-prophylaxis-prep/#:~=How%20to%20take%20it,hours%20before%20you%20have%20sex. Acesso em: 2 set. 2024.
3 – BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 8/2023-CGAHV/DCCI/SVS/MS: dispõe sobre recomendações e atualizações acerca do uso da Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PrEP) oral, incluindo a modalidade “sob demanda”. Brasília, DF: Ministério da Saúde, janeiro de 2023.
4 – SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal da Saúde. Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) sob demanda. 23 jan. 2023. Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/istaids/341042. Acesso em: 2 set. 2024.
5 – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (PAHO/OMS). Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Disponível em: https://www.paho.org/en/topics/pre-exposure-prophylaxis-prep. Acesso em: 2 set. 2024.