Farmacêutico responde: Lesões e tempo de transmissão da varíola do macaco

Farmacêutico responde: Lesões e tempo de transmissão da varíola do macaco

Tempo de leitura: 2 minutos

1 – QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA VARÍOLA DO MACACO? QUAIS VÊEM PRIMEIRO?

Os principais sintomas se iniciam com temperatura corporal acima de 37,5° Celsius. A pessoa também pode ter dor no corpo, na cabeça e na garganta, e edema nos gânglios linfáticos, com surgimento de ínguas. O período febril tem duração de cerca de 5 dias. Conforme a febre reduz, as lesões na pele começam a aparecer.

Inicialmente, é uma lesão avermelhada, que se eleva e vira uma bolha com presença de líquido incolor, que com o passar dos dias, passa a ter o tom mais amarelado e evolui para um processo de cicatrização, virando uma crosta e depois se rompe da pele.

2 – QUAL É O TEMPO DE DURAÇÃO DOS SINTOMAS?

A febre e o edema dos gânglios duram entre 5 e 7 dias. As lesões na pele duram de duas a quatro semanas. 

3 – AS LESÕES FICAM PARA SEMPRE?


Cicatrizes ou áreas de hipocromia ou hipercromia podem permanecer após a queda das crostas. Uma vez que todas as crostas caíram, a pessoa com Varíola do Macaco não é mais contagiosa.

Pessoas com pele branca podem ficar com manchas hipercromiadas, por longo tempo, se expor as lesões a luz solar e pessoas de pele escura com tendência a queloides podem desenvolver queloides.

4 – AS LESÕES PROVOCAM DOR?


As erupções são inflamações na pele, sendo possível sentir dores localizadas nas lesões. Além disso, a doença pode apresentar inicialmente dor muscular, de cabeça e de garganta.

5 – POR QUANTO TEMPO UMA PESSOA PODE TRANSMITIR A DOENÇA?


O período de incubação do vírus é em média de 3 a 21 dias, com a transmissibilidade sendo do início dos sintomas, febre, dor corporal, ínguas e ou dor de garganta, até o desaparecimento das lesões na pele.

6 – A TRANSMISSÃO OCORRE DE FORMA INDIRETA, POR CONTATO COM SUPERFÍCIES CONTAMINADAS?

A transmissão de pessoa para pessoa ocorre entre pessoas em contato físico próximo com infectados e contato com fluidos corporais de pessoas contaminados.

Ainda pode ocorrer a transmissão da doença a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. O vírus da monkeypox sobrevive por até 90 horas em superfícies, segundo pesquisas recentes.

7 – QUAL A APARÊNCIA DAS LESÕES?

As lesões na pele são bem características, veja as fotos para se ter uma noção de como elas são, porém o diagnóstico deve ser feito por profissional devidamente capacitado.

Veja as imagens:

fonte da imagem: Atlas Saúde Já – Orientações aos profissionais (V. 1 DE 30/6/22)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *