Boas razões para se hidratar

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Desde cedo, aprende-se na escola que nosso planeta Terra tem cerca de 71% de sua superfície coberta por água em estado líquido. Porém, a maioria desta água é salgada e apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta é doce. A água doce está disponível em rios, lagos e em águas subterrâneas. Devido aos últimos acontecimentos como a falta de chuva nos reservatórios, a poluição e a extinção de rios, o homem sentiu na pele a possibilidade do seu bem mais precioso se extinguir.

A água é fundamental para qualquer ser vivo e deve ser ingerida regularmente. Em relação ao organismo humano recomenda-se que se faça a ingestão em média de dois litros de água por dia (essa quantidade deve ser ajustada para cardiopatas e nefropatas e também de acordo com o peso corporal) Ela é importante ao organismo do ser humano por diversos motivos e ao negligenciamos seu consumo diversos problemas de saúde podem surgir.

Saiba mais sobre os benefícios de se ingerir água na quantidade ideal:

1- Previne contra desidratação: A desidratação caracteriza-se pela perda de líquidos  corporais e  esse evento pode ser ocasionado entre outros motivos,  quando a  pessoa fica exposta a altas temperaturas, assim sendo, vale a pena redobrar a atenção quanto ao consumo de água especialmente após a prática de exercícios físicos e no verão.

2- Auxilia evitando a constipação intestinal

O consumo de água e também de fibras estão diretamente relacionados ao aspecto do bolo fecal visto que a sua ingesta em quantidades suficientes faz com que as fibras se hidratem e assim previnam que as fezes se endureçam no intestino grosso.

3- Desintoxica

A água ajuda transportando os nutrientes e eliminando as substâncias tóxicas ou não tóxicas, que não estão sendo mais utilizadas pelo organismo. A falta de água ocasiona a retenção dessas substâncias que acabam se acumulando na circulação.

4- Melhora a aparência da pele e cabelo

Uma hidratação eficaz colabora para que se tenha uma pele bonita, íntegra e protegida quanto aos possíveis problemas de saúde que  podem acometer a pele. Também previne o aparecimento de cravos e espinhas, auxilia na manutenção da beleza da pele, e mantém a proteção cutânea evitando problemas, como: o ressecamento, descamação, irritações, infecções e envelhecimento precoce. Já nos cabelos, os fios ficam saudáveis e conseguem preservar as moléculas de água tendo como resultado a maleabilidade, hidratação e brilho.

5- Contribui para o emagrecimento

A ingestão de água ou de alimentos que contenham em sua composição um teor de água elevado, dão saciedade, diminuindo a necessidade de consumir mais alimentos, além de diminuir a probabilidade de causar excesso de peso e consequente obesidade.
Uma pesquisa publicada em uma revista internacional demonstra que há uma  correlação entre o fato da ingestão de água e o emagrecimento visto que pessoas que passaram a ingerir uma quantidade adicional de  água conseguiram  perder alguns kilogramas.

6- Faz bem para o funcionamento do organismo no geral

A água também está presente em diversos órgãos do nosso corpo: o cérebro e o coração contêm cerca de 75% de água, o fígado e os pulmões têm em torno de 86% enquanto os rins possuem cerca de 83%.

Saiba mais

Existe um cálculo matemático para saber a quantidade ideal de água que devemos consumir por dia, basta multiplicar seu peso corporal por 35 e o resultado será em ml (ou podemos converter para litros)

Ex: uma pessoa que pese 60 Kg

60 Kg X 35= 2.100 ml ou 2 litros e 100 ml

Referências

Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética [Os benefícios da água e chá verde à saúde]

Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia [ Cuidados com os cabelos]

Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia [Cuidados com a pele no verão]

Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia [Cuidados diários com a pele]

Portal da Saúde [ Guia Alimentar para a População Brasileira]

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Você sabia? Vocabulário- Desidratação]

The American Journal of Clinical Nutritions [Effects on weight loss in adults of replacing diet beverages with water during a hypoenergetic diet: a randomized, 24-wk clinical trial]

Pense magro [Dê uma ajudinha ao seu intestino]

Drauzio Varella [Prisão de ventre]

Bolsa de mulher [Quantidade de água por dia: cálculo revela quanto voce deve beber]

Crédito da imagem: Pixabay

 

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