Atuação Farmacêutica na Estética

Tempo de leitura: 3 minutos

1 – Quais  são as principais  funções do farmacêutico esteta?

Além da responsabilidade técnica de estabelecimentos de atividades estéticas, o Farmacêutico Esteta também realiza consultas, prescrições e realiza vários procedimentos estéticos para tratamento de diversas disfunções estéticas (ex: estrias, flacidez, acne…).

2- Quais são as leis que estão relacionadas a esse novo segmento farmacêutico?

A atuação principal que é com os procedimentos minimamente invasivos estão respaldados pelas Resolução 616/15 e 645/17 do CFF.

3- Quais habilidades o profissional deve possuir para atuar nesse segmento?

Conhecer a fisiologia e anatomia humana é fundamental para realizar os procedimentos estéticos e evitar qualquer tipo de intercorrência, além disso se faz necessário um conhecimento profundo de cosmetologia e habilidade de lidar com procedimentos injetáveis.

4- Qual o passo a passo para  se tornar  um farmacêutico esteta?

Segundo as resolução para se tornar um Farmacêutico Esteta é necessário ter um certificado de pós-graduação Lato Sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, na área de saúde estética; e promover seu apostilamento no Conselho Regional de Farmácia.

5- Quais as principais dificuldades do segmento?

A principal dificuldade é mostrar que a saúde estética é de atuação multiprofissional e que a união desses profissionais torna o atendimento ao paciente mais eficaz, pois a estética não é privativa de nenhuma profissão.

6 – Com está atualmente a questão da aplicação da toxina botulínica pelo farmacêutico esteta ?

A aplicação de toxina botulínica está prevista na Resolução 616/15 do CFF e o Farmacêutico que for habilitado para realizar procedimentos estéticos pode sim fazer o uso dessa substância.

7 – Qual quadro do mercado de trabalho em Brasília?

O Setor de beleza movimentou mais de 100 bilhões em 2018, além disso a busca por procedimentos que realçam a beleza e provem o rejuvenescimento não param de crescer. E apesar da área de atuação ser muito nova para o Farmacêutico, e por ser uma área onde o profissional consegue fazer seu horário de trabalho tem sido a escolha de muitos farmacêuticos que estão cansados das longos regime de trabalho em drogarias.

8- O que você pode dizer sobre os custos físicos para se manter uma clinica de estética?

O custo depende muito do ramo que o profissional quer atuar dentro da Saúde Estética. Se for para atuar apenas com procedimentos injetáveis o custo é menos que 10 mil, pois precisará apenas de uma sala com maca e mesa para efetuar seu trabalho. Agora se ele pretende montar uma clínica de estética com vários procedimentos ai esse custo pode subir mais.

9- Quais sites e livros são referência nessa área?

Site da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética

SOBRAFE – https://www.sobrafe.com/

Livros como: Tratado de Medicina Estética, Modalidades Terâpeuticas nas Disfunções Estéticas e revistas como a Estética com Ciência ajudam no inicio dos estudos nessa área. Existem também muitos artigos que possibilitam estudos com conclusões mais cientificas principalmente com relatos de casos.

10- Qual mensagem você gostaria de deixar aos leitores do Diário Farma que pretendem atuar nesse setor?


A Farmácia Estética vem despertado grande interesse de muitos Farmacêuticos pela busca de melhores salários e a jornada de trabalho mais convidativa, pela qual o profissional pode decidir seu horário de trabalho. Além disso, possibilita a esse profissional ampliar sua visão ao cuidar do belo e não somente de doenças. A grande chave do sucesso na Saúde Estética é você estudar e se especializar cada vez mais.

Thais Neiva

Farmacêutica Esteta

instagram: drathaisneiva

98215-0672

3 Comentários


  1. ….. ótimo artigo de um novo campo e atuação bem embasado nas resoluções sanitária e também no campo de atuação farmacêutica.

    Responder

  2. Thais poderia me dizer qual (nome da faculdade)que é reconhecido pelo CFF,pois quero fazer pós graduação em estética porém nenhuma consta reconhecimento

    Responder
    1. Foto da Drª Andréia Nobre

      Olá Jennifer!

      Tudo bem? Então a maioria delas não são reconhecidas mas a que eu posso te indicar que não dá problemas é o Instituto Inpós de Goiânia com junção a FATEG Faculdade de Tecnologia e Educação do Goiás..

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *