Tempo de leitura: 3 minutos
1 – Quais são as principais funções do farmacêutico esteta?
Além da responsabilidade técnica de estabelecimentos de atividades estéticas, o Farmacêutico Esteta também realiza consultas, prescrições e realiza vários procedimentos estéticos para tratamento de diversas disfunções estéticas (ex: estrias, flacidez, acne…).
2- Quais são as leis que estão relacionadas a esse novo segmento farmacêutico?
A atuação principal que é com os procedimentos minimamente invasivos estão respaldados pelas Resolução 616/15 e 645/17 do CFF.
3- Quais habilidades o profissional deve possuir para atuar nesse segmento?
Conhecer a fisiologia e anatomia humana é fundamental para realizar os procedimentos estéticos e evitar qualquer tipo de intercorrência, além disso se faz necessário um conhecimento profundo de cosmetologia e habilidade de lidar com procedimentos injetáveis.
4- Qual o passo a passo para se tornar um farmacêutico esteta?
Segundo as resolução para se tornar um Farmacêutico Esteta é necessário ter um certificado de pós-graduação Lato Sensu reconhecido pelo Ministério da Educação, na área de saúde estética; e promover seu apostilamento no Conselho Regional de Farmácia.
5- Quais as principais dificuldades do segmento?
A principal dificuldade é mostrar que a saúde estética é de atuação multiprofissional e que a união desses profissionais torna o atendimento ao paciente mais eficaz, pois a estética não é privativa de nenhuma profissão.
6 – Com está atualmente a questão da aplicação da toxina botulínica pelo farmacêutico esteta ?
A aplicação de toxina botulínica está prevista na Resolução 616/15 do CFF e o Farmacêutico que for habilitado para realizar procedimentos estéticos pode sim fazer o uso dessa substância.
7 – Qual quadro do mercado de trabalho em Brasília?
O Setor de beleza movimentou mais de 100 bilhões em 2018, além disso a busca por procedimentos que realçam a beleza e provem o rejuvenescimento não param de crescer. E apesar da área de atuação ser muito nova para o Farmacêutico, e por ser uma área onde o profissional consegue fazer seu horário de trabalho tem sido a escolha de muitos farmacêuticos que estão cansados das longos regime de trabalho em drogarias.
8- O que você pode dizer sobre os custos físicos para se manter uma clinica de estética?
O custo depende muito do ramo que o profissional quer atuar dentro da Saúde Estética. Se for para atuar apenas com procedimentos injetáveis o custo é menos que 10 mil, pois precisará apenas de uma sala com maca e mesa para efetuar seu trabalho. Agora se ele pretende montar uma clínica de estética com vários procedimentos ai esse custo pode subir mais.
9- Quais sites e livros são referência nessa área?
Site da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética
SOBRAFE – https://www.sobrafe.com/
Livros como: Tratado de Medicina Estética, Modalidades Terâpeuticas nas Disfunções Estéticas e revistas como a Estética com Ciência ajudam no inicio dos estudos nessa área. Existem também muitos artigos que possibilitam estudos com conclusões mais cientificas principalmente com relatos de casos.
10- Qual mensagem você gostaria de deixar aos leitores do Diário Farma que pretendem atuar nesse setor?
A Farmácia Estética vem despertado grande interesse de muitos Farmacêuticos pela busca de melhores salários e a jornada de trabalho mais convidativa, pela qual o profissional pode decidir seu horário de trabalho. Além disso, possibilita a esse profissional ampliar sua visão ao cuidar do belo e não somente de doenças. A grande chave do sucesso na Saúde Estética é você estudar e se especializar cada vez mais.
Thais Neiva
Farmacêutica Esteta
instagram: drathaisneiva
98215-0672
Link permanente
….. ótimo artigo de um novo campo e atuação bem embasado nas resoluções sanitária e também no campo de atuação farmacêutica.
Link permanente
Thais poderia me dizer qual (nome da faculdade)que é reconhecido pelo CFF,pois quero fazer pós graduação em estética porém nenhuma consta reconhecimento
Link permanente
Olá Jennifer!
Tudo bem? Então a maioria delas não são reconhecidas mas a que eu posso te indicar que não dá problemas é o Instituto Inpós de Goiânia com junção a FATEG Faculdade de Tecnologia e Educação do Goiás..