Atuação do Farmacêutico na indústria de cosméticos

Tempo de leitura: 2 minutos

1- Faça um breve resumo das atividades que o Farmacêutico pode
desenvolver em uma indústria de cosméticos.

O  Farmacêutico pode atuar em todos os setores de uma indústria cosmética, indo desde o P&D, passando pela produção e CQ. Pode atuar nas áreas administrativas e comercial também.

É um profissional com formação bastante abrangente, de modo que com o devido treinamento, pode atuar com desenvoltura em qualquer área da indústria.

 

2- Cosméticos é uma área inovadora e vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, na sua opinião como está o mercado no DF?

No DF a presença da indústria cosmética é pequena em relação à região Sudeste. Mesmo assim, as indústrias presentes são bem montadas e aparelhadas e estão trilhando um bom caminho rumo crescimento tal como o observado fora daqui. Temos feira de beleza voltada somente para o nosso setor e nossa região possui uma das maiores proporções de salões de beleza por habitante, um enorme estímulo para o desenvolvimento do setor.

 

3- Quais os maiores desafios da área?

O maior desafio é a forte concorrência.  Há indústrias e marcas a perder de vista o que nos força a nunca perder o cuidado com a qualidade dos nossos produtos. Particularmente eu gosto da concorrência e acho importante para o desenvolvimento do empreendimento.

 

4- Qual o perfil que o Farmacêutico necessita ter para trabalhar nessa
área?

Quanto mais flexível, melhor, pois as mudanças do mercado são constantes.

 

5- Quais conselhos você daria para quem deseja atuar nesse segmento?

Entre de cabeça, pois é um mercado excelente.

 

6- Quais as expectativas para um futuro próximo em relação a atuação
do Farmacêutico na cosmetologia?

Acho que o Farmacêutico fará sempre a diferença, pois já vem da faculdade com iniciação em Química e Biologia e isso o coloca numa posição de vantagem. É um profissional mais caro, mas que vale o investimento por parte do empregador.

 

7- Quais dicas de cursos e livros você recomenda para os interessados
em trabalhar na área de cosmetologia?

Os cursos dependem do ramo de atuação e os livros seguem o mesmo raciocínio. Eu atuo na área de cosméticos para cabelo, logo, busco por cursos que tratem deste assunto, tais como tricologia, colorimetria, etc. Sendo assim, busco por livros que abordem tais assuntos.
Não acho que a pessoa devam sair fazendo cursos sem que haja a necessidade para tal. Recomendo experimentar as diversas áreas e achando uma que gosta, aí sim, invista em formação e aperfeiçoamento.

Luiz Claudio Bitencourt

Diretor Comercial na empresa Louromax

Estudou Empretec na Instituição de ensino SEBRAE

Estudou Gestão Empresarial/ P&D Cosméticos na instituição de ensino

Estudou Farmácia na instituição de ensino UMC Universidade de Mogi das Cruzes

Colaboração: Alex Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *