10 Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

10 Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

Joelson Araújo tem 15  anos de experiência no segmento de Farmácia. Atuou em diversas redes do DF e ocupou diversas funções em sua trajetória:  office Boy, balconista e gerente. Nesse período, fundou a Associação dos Trabalhadores de Farmácia (ASCOFARMA) e atualmente é sócio de uma Drogaria em Samambaia e está se graduando em Farmácia. Ele compartilhou com o Diário Farma  10 valiosas dicas que considera fundamentais para ser um atendente de farmácia de excelência: 

1- Adquirir conhecimentos, ter iniciativa e força de vontade para estar sempre aprendendo.

2- Se qualificar na área de atendimento, negociação e gestão. Quase sempre esse aprendizado é na própria Drogaria com os colegas de trabalho e no dia a dia, mas, a recomenda-se buscar esses conhecimentos com cursos, palestras e treinamentos oferecidos por empresas, laboratórios e órgãos como SENAC e SEBRAE.

 3- Ter um um excelente relacionamento com os colegas de trabalho pois saber trabalhar em equipe e compartilhar experiências e conhecimentos é fundamental.

4 – Ter uma relação formal com os cliente (porém nada robotizado!) e sim de uma forma na qual eles (as) sintam-se cada vez mais à vontade com o seu atendimento e assim sejam fidelizados.

5 – Buscar sempre oportunidades de crescimento:  adquirir conhecimentos de todas formas com cursos técnico e superior (por exemplo: graduação em Farmácia).

6 – Domínio de Informática  é muito importante para que tenha facilidade para operar os sistemas de vendas das lojas e os diversos programas de descontos.

7-  Ter uma boa apresentação pessoal: por exemplo: uniformes sempre limpos e barba feita.

8- Conhecer os produtos que trabalha:  sempre atualizar-se com as inovações e lançamentos de produtos que diariamente surgem no mercado.

09-  Manter seções sempre limpas e organizadas, observando sempre com muita atenção o controle de validade.

10 – Para um balconista que está começando meu conselho é focar nas oportunidades que essa área de Farmácia pode lhe proporcionar ao longo dos anos.

“Nenhuma dificuldade será maior do que a vontade de vencer”

Crédito da Imagem: Márcio Duarte

10 Comentários


  1. Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    Responder

  2. Oi
    Aqui é Betania Moraes pretendo abrir uma farmácia aqui na minha cidade no futuro bem próximo e suas dicas estão sendo maravilhosas vou passar sempre a acompanhar seu blog amei e obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento

    Responder

      1. Boa noite…vou acompanhar seu blog com muita dedicação.

        Responder

  3. Boa noite, amei as dicas pois estou no quinto mês que estou cursando faculdade de farmácia,pois já estou procurando serviço nesse ramo afim de me aperfeiçoar

    Responder
    1. Foto da Drª Andréia Nobre

      obrigado pelo feedback! peço que vc continue nos acompanhando e siga-nos nas nossas redes sociais que certamente haverá muitas dicas que certamente te ajudarão na sua vida profissional, grande abraço.Andréia

      Responder

  4. Sou iniciante na ária de farmácia, oque devo fazer pra me adaptar com mais facilidade nessa ária? Ajuda por favor

    Responder
    1. Foto da Drª Andréia Nobre

      Boa tarde Leandra!
      me diga por favor com mais detalhes se vc está atuando como balconista ou farmacêutica para que eu possa te orientar melhor ok?
      forte abraço e obrigado pelo contato
      Andréia

      Responder

  5. Boa noite…vou acompanhar seu blog com muita dedicação.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *